Preparadoras de carros dão forma a carros ainda mais exclusivos
Publicado por: Não informado
Em: 06/01/2025
Enquanto alguns olham para um Porsche, BMW ou Ferrari e veem algo perfeito, as preparadoras de carros enxergam formas de transformar algo ótimo em excepcional, levando os entusiastas da felicidade à euforia. Acompanhe o Auto Business nesta leitura.
Preparadoras de carros são empresas ou oficinas especializadas conseguem modificar veículos, aprimorando questões como desempenho, estética ou funcionalidade em carros já consagrados.
Enquanto alguns olham para um Porsche, BMW ou Ferrari e veem algo perfeito, as preparadoras de carros enxergam formas de transformar algo ótimo em excepcional, levando os entusiastas da felicidade à euforia.
Em alguns casos, isso deu tão certo que as próprias fabricantes demonstraram interesse em estabelecer parceria com essas empresas ou incorporaram
Acompanhe o Auto Business nessa leitura e saiba mais sobre esse ramo.
Como surgiram as preparadoras de carro?
Podemos dizer que o conceito de preparação de carros começou com o crescimento das customizações, que ganharam destaque já na década de 20 e 30.
Conforme as corridas automobilísticas ganhavam força, os veículos passavam por alterações que agregassem mais desempenho e, claro, uma estética exclusiva.
Após a Segunda Guerra Mundial, a customização de carros se intensificou, pois muitos militares voltaram do combate com grande conhecimento mecânico.
Somado a isso, o aumento da produção em massa de veículos trouxe consigo o crescimento do mercado de peças e acessórios, que teve um boom nas décadas de 70 e 80.
Nessa época, o foco deixou de ser apenas em competições, já que a ideia de ter um modelo exclusivo animava também os entusiastas do universo automotivo.
Essa mudança abriu portas para as preparadoras de veículos, que passaram a oferecer kits de performance, sistemas de suspensão e acessórios mais completos, para um público mais amplo.
Se os ventos já eram favoráveis para as preparadoras de carros, as próximas décadas foram ainda mais promissoras. A virada do século se consagrou como a “Era do Tuning”, popularizada por filmes como “Velozes e Furiosos”.
Entre as décadas de 2010 e 2020, materiais como a fibra de carbono e envelopamentos de alta qualidade vieram para coroar as mudanças que vinham acontecendo.
Além disso, a preparação de carros também chegou aos elétricos, com o surgimento de startups como a Unplugged Performance, líder mundial em upgrade de performance dos veículos Tesla.
8 grandes preparadoras de carros
Como vimos, a arte de preparação de veículos evoluiu desde as primeiras customizações e, hoje, representa um grande mercado.
As preparadoras de carro conquistaram a confiança das fabricantes e do público e, conforme o sucesso alcançado, muitas delas se especializaram em uma marca específica, embora não seja uma regra.
Conheça algumas delas a seguir.
Brabus
A Brabus é uma das mais famosas preparadoras de carros mundo afora.
Criada em 1977, a Brabus nasceu para modificar os carros da Mercedes-Benz e nunca mais parou. Ela oferece mudanças em acabamento, suspensão, freios e ainda vende rodas com desenhos exclusivos.
O GM3 AMG da Mercedes, rebatizado como Brabus 800, é uma das estrelas da preparadora, entregando 800 cavalos.
A expertise adquirida pela Brabus fez com que ela tivesse licença do governo alemão para vender seus produtos com um novo número chassi e ter o seu logotipo nos carros.
Carlsson
Assim como a Brabus, a Carlsson também atende os clientes da Mercedes-Benz e suas demandas de personalização.
A empresa nasceu em 1989 e levou sua ligação com a marca de Stuttgard das pistas para as ruas com sucesso, com projetos que a colocam em uma disputa acirrada com a concorrente.
Em 2020, a Carlsson apresentou o CS50 Versailles no Salão de Genebra.
O novo modelo foi desenvolvido para a realeza do Oriente Médio e, por isso, recebeu pintura em ouro por dentro e por fora.
Gemballa
Apesar de ter aberto suas portas para outras marcas na última década, a Gemballa tem uma longa história com a Porsche.
Em suas mãos, o motor V10 5.5 do Porsche Carrera GT passou de 612 a 670 cavalos com novos sistemas de admissão e escape, dando origem ao Mirage GT, um dos maiores projetos da preparadora.
Alpina
A Alpina tem uma relação muito próxima com a BMW, mesmo que a montadora já possua uma divisão própria para cuidar de seus esportivos.
Projeto a partir do 335i, o B3 biturbo saltou de 306 para 410 cavalos, reduziu de 5,5 para 4,2 segundos a aceleração até os 100km/h e elevou a velocidade máxima de 250 para 305 km/h.
Além de motores, a Alpina tem autorização da fabricante para fazer modificações de chassi.
A. Kahn Design
Apesar de ter trabalhos associados a várias marcas de luxo, o foco da A. Kahn Design está em transformar modelos da Land Rover.
A parceria com a preparadora de motores Cosworth contribuiu para o surgimento do RS300 Cosworth, baseado no Range Rover Sport. O RS300 conta com um motor turbodiesel V6 que entrega 245 cv.
Além disso, a marca imprimiu seu elevado senso de design nas grades, rodas, interiores, combinações, painel, volantes e pedais.
Shelby American
É impossível falar em preparadoras de carros sem mencionar a Shelby American.
Essa preparadora foi fundada em 1962, pelo ex-piloto de corridas Carroll Shelby, e ganhou destaque por modificar veículos da Ford.
O Mustang deu origem ao Shelby GT350, equipado com um motor V8 e com a suspensão aprimorada, visando à maior aderência nas curvas em alta velocidade.
Outro modelo emblemático da preparadora é o Shelby Cobra, que trouxe uma combinação do chassi leve do AC Ace Britânico com motores V8 americanos, tornando-se um esportivo que dominou as pistas na década de 60.
Hamann
Diferente das outras preparadoras de carros que mencionamos, a Hamann foi uma das que “abriram o leque”.
Fundada em 1986, começou como uma especialista em BMW, mas, desde 2002, trabalha com modelos de 10 marcas, incluindo Rolls Royce, Bentley, Aston Martin, Jaguar e Lamborghini.
Geiger Cars
O que torna a Geiger Cars uma das mais interessantes preparadoras de carros é o seu foco peculiar.
Fundada em 1979, seu foco foi preparar carros ao estilo americano, apresentando muscle cars e picapes gigantescas.
Divisões nas próprias fabricantes
Além das preparadoras de carros independentes, que se especializaram (ou não) em alguma marca, temos aquelas que nasceram nas próprias montadoras.
A Mercedes-Benz é um exemplo de fabricante que conta com uma divisão de desempenho, a AMG. A preparadora possui uma fábrica própria em Affalterbach e já tem 22 veículos lançados, com potências de 421 a 630 cavalos.
Na Nissan, existe uma divisão própria para competições, a Nismo (Nissan Motorsports), responsável pelos carros de competição e esportivos da marca.
Já na BMW, a divisão de alto desempenho foi criada em 1972 e apelidada de BMW M (Motorsport). Suas invenções mais conhecidas são o M3, o M5 e o célebre M1, único com motor central-traseiro produzido em série.
Preparadoras de carros no Brasil
Grandes preparadoras de carro chegaram ao Brasil, entregando aos motoristas brasileiros excelentes produções.
A chegada dessas empresas aqui se deu, principalmente, por meio da Strasse.
A Strasse é uma empresa brasileira especializada na importação e representação oficial de preparadoras automotivas alemãs de alto desempenho.
A Oettinger foi uma dessas preparadoras, que chegou em solo brasileiro em 2014 e, desde então, já recriou modelos icônicos para o nosso mercado.
Sua estreia por aqui se deu com a customização do Golf GTI, que teve otimizações na suspensão, na mecânica e em sua potência, que saltou de 220 para 290 cavalos.
A gigante Brabus, trazida ao Brasil em 2016, nos apresentou mais de 50 adaptações.
Entre elas, estão as adaptações do Mercedes-Benz Classe C, Classe E e Classe S. Esse coupé atingiu até 900 cavalos nas versões conversíveis.
Já a AC Schnitzer se empenhou em turbinar carros da BMW e Mini.
Da primeira, contamos com adaptações para dois modelos da Série 3, para os crossovers de luxo da linha X e para os esportivos da linha M. Em termos de Mini, dois modelos foram modificados por aqui: o Mini Cooper S e o Mini Cooper JCW, cuja potência saltou de 231 para 265 cv.
A Startech também trabalha por aqui. Com essa preparadora, passamos a contar com modelos tunados da Land Rover, como o Discovery e Discovery Sport, além das Range Rovers Velar, Vogue e Sport.
Por que as preparadoras de carros são tão importantes?
Como vimos, as preparadoras de carros estão distribuídas mundo afora, e também trouxeram importantes contribuições ao Brasil.
Mas por que essas empresas são tão importantes para o mundo automobilístico?
- Inovação tecnológica: as montadoras de carros são capazes de aplicar tecnologias de ponta, inclusive antes das próprias montadoras, com materiais e sistemas inovadores, sem a mesma preocupação com custos e verbas que as fabricantes.
- Geração de exclusividade: as personalizações e otimizações feitas agradam públicos cada vez mais específicos de motoristas, oferecendo opções que, muitas vezes, não estão disponíveis nos modelos originais.
- Melhorias de performance: as preparadoras de carros se empenham em agregar mais potência, eficiência e dirigibilidade aos modelos, superando suas limitações.
- Promoção da cultura automobilística: o trabalho desenvolvido pelas montadoras estimula a paixão por carros e move comunidades de entusiastas.
- Crescimento econômico: ao produzir edições limitadas e exclusivas, essas empresas aumentam o valor dos veículos no mercado, gerando competitividade no cenário nacional e global. Além disso, as indústrias de peças, acessórios e serviços são positivamente impactadas, gerando empregos e investimentos.
Conclusão
Neste artigo, buscamos apresentar as preparadoras de carros como propulsoras de inovações.
Mesmo em modelos já consagrados, essas empresas conseguem otimizar questões mecânicas, estéticas e funcionais, entregando produções exclusivas ao redor do mundo.
Pudemos ver que o início da história das preparadoras se deu com a popularização das customizações veiculares e se intensificou com a aquisição de novas técnicas e por conquistar um público cada vez mais amplo.
Hoje, as preparadoras de carros representam um setor de grande importância no mundo automotivo. Além de nos presentearem com modelos exclusivos, essas empresas contribuem para impulsionar a economia.
Esperamos que essa leitura tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse ramo da indústria automobilística!
Para conferir mais conteúdos como este, explore o nosso blog e siga o Auto Business no Instagram. Até breve!