Perspectivas e projeções para o mercado automotivo em 2024

Publicado por: Não informado

Em: 12/01/2024

O cenário para o mercado automotivo para 2024 é otimista, com projeções de melhorias após desafios globais. No Brasil, as projeções indicam um crescimento significativo. 

Encerramos 2023 com um notável aumento nas vendas de veículos, registrando 248,5 mil unidades em dezembro, o melhor resultado desde dezembro de 2019, no período pré-pandemia.

Projeções Fenabrave

Segundo José Maurício Andreta Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículo (Fenabrave), as projeções de venda de veículos novos no Brasil apresentam um aumento de 12% em 2024, atingindo a marca de 2,58 milhões de unidades vendidas e, essa estimativa deve passar por uma revisão para cima ainda no primeiro semestre. 

Já para o mercado de motocicletas, Fenabrave prevê uma alta de 16% em 2024, em que devem ser emplacadas cerca de 1,83 milhões de motos. 

As expectativas positivas para 2024 também levam em conta a criação do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que segundo José Maurício Andreta Júnior, deve trazer iniciativas de modernização do setor. 

Projeção ANFAVEA

Já a ANFAVEA estima um aumento de 7% nas vendas, totalizando 2,45 milhões de veículos. Apesar da estabilidade na produção e queda nas exportações, esses números são considerados positivos. 

Veículos usados

Projeta-se também um crescimento significativo no mercado de veículos usados no Brasil, com estimativas de venda atingindo a marca de 10 milhões de unidades, representando um aumento de 5% em relação a 2023. 

Esse aumento, impulsionado pela busca por opções mais acessíveis, especialmente entre consumidores de classe média, é também fortalecido pela entrada de novas marcas no cenário automotivo brasileiro. 

Veículos 0KM

O mercado de veículos novos apresenta estimativas de aumento de 5% a 10% em relação a 2023. Esse crescimento será impulsionado por fatores como a recuperação da economia, a redução da taxa de juros e a maior aprovação de crédito. 

Além disso, após a escassez de semicondutores nos últimos dois anos, a produção de veículos novos deve normalizar, aumentando a oferta e pressionando os preços para baixo.

Tendências e desafios

Prevê-se também um aumento significativo de 16,8% na receita global de semicondutores em 2024. Esse crescimento é impulsionado pela contínua expansão da oferta e demanda por Veículos Elétricos (VEs), resultado da redução de custos, aprimoramento da infraestrutura e apoio governamental a esse segmento de mercado. 

Diversas montadoras estão direcionando investimentos para tecnologias de bateria mais avançadas, o que aumenta a autonomia dos veículos e segue a tendência de um mercado mais tecnológico e sustentável.

Conclusão

O crescimento esperado nas vendas de veículos novos e usados exigirá das empresas investimentos em inovação, qualidade e competitividade, atendendo às crescentes demandas dos consumidores conectados.

Para se destacar nesse cenário, é crucial para as empresas do setor automotivo adotar estratégias que atendam às expectativas do mercado. 

Além disso, a tendência é que o mercado automotivo ganhe ainda mais força no meio digital em 2024 e, visando o crescimento de revendedoras de veículos, reforçamos a importância do investimento em marketing e em presença digital, que representam a origem da maioria das vendas atualmente. 

Para ler mais conteúdos como este, acesse o Blog do Auto Business!

 

Compartilhar:

Artigos similares

Quais são os principais modelos da Mercedes-Benz?

Quais são os principais modelos da BMW?